Rui Alexandre Carita Silvestre
É Coronel de Artilharia na situação de reforma.
Nasceu a 23-07-1946 e ingressou na Academia Militar no ano de 1964.
Prestou serviço na EPA, em Vendas Novas, Angola, Moçambique e, a partir de 1973, na ZMMadeira, tendo desempenhado funções várias no GAG 2 e no Quartel-General.
Doutorou-se, em 1993, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde defendeu a tese Arquitetura Militar na Madeira, Séc XVI a XIX editada em Lisboa, EME, 1998, sendo Professor Catedrático da Universidade da Madeira, onde foi Vice-Reitor, lecionando nas áreas da História, História da Arte e do Património.
Tem dedicado parte da sua atividade ao estudo do património português construído, principalmente militar e religioso (arquitetura militar, fortificação e Companhia de Jesus), no Mundo Português, tendo publicado cerca de duas dezenas de livros e centena e meia de trabalhos na Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Coimbra, Governo Regional da Madeira e Comissão Nacional dos Descobrimentos, entre outras instituições. Tem feito parte de júris de mestrado e de doutoramento em várias instituições universitárias, como do Instituto Superior Técnico e as Universidades de Coimbra, Évora e Madeira, nas áreas da História e do Património Edificado.
É assessor da Universidade estatal de Santa Catarina no Brasil para o projeto de reabilitação das fortalezas da barra e de resgate submarino e da Câmara Municipal do Funchal, para a Carta de Património.
| |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário