os sinais são as evidências que permanecem sempre apontando
2021 – Centenário do Nascimento de António Aragão
S. Vicente, Madeira (1921) – Funchal, Madeira (2008)
Universidade Fernando Pessoa, Porto, Julho 2021
Organização: Prof. Dr. Rui Torres
potencialidade do acontecer
coloquioantonioaragao2021@gmail.com
basta (ass)assinar
https://po-ex.net/tag/antonio-aragao/
qualquer dia nada resta. consumou-se um crime
história, urbanismo, arqueologia, etnografia
ilegibilidade essencial do objecto de arte
artes, ofícios, mediações
um leque – leque moderno, actual, contemporâneo
poesia, prosa, letras
um enfeixar de diferentes vozes
celebrar, conhecer, dialogar
disse antónio aragão
e nós procuramos múltiplas experiências, antenas receptivas
sentimos necessidade de comunicar
temas propostos:
[1.1] um céu azul por cima e um pitoresco turístico em volta
história e etnografia
[antónio aragão investigou a história, urbanismo, arqueologia e etnografia do Arquipélago da Madeira: qual a importância e atualidade dos seus estudos?]
[1.2] ler é igual a ver e ver igual a ler
pintura e escultura
[antónio aragão criou pinturas, desenhos, aguarelas, colagens, livros de artista, esculturas: que desafios para um entendimento da arte essas obras ainda levantam?]
[1.3] forças semânticas imprevistas
poesia e prosa
[antónio aragão escreveu poemas, romances, contos, crónicas e teatro: qual a relevância desses textos para compreender a multiplicidade da literatura?]
[1.4] novas morfologias
concretas e visuais
[antónio aragão compôs obras caraterizadas pela espacialização, constelação e visualismo: qual o lugar do autor no contexto do experimentalismo literário?]
[1.5] a poesia deve ser tomada por todos os sentidos
tecnologia(s) e suporte(s)
[antónio aragão trabalhou em simbiose com fotocopiadoras, computadores, vídeo e mostrou-se atento ao som e à performance: que estímulos na sua obra permitem pensar a sociedade mediada?]
[1.6] o artista apenas oferece uma estrutura
estética e poética
[antónio aragão ensaiou crítica e teorização das artes: que nos dizem esses exercícios sobre o seu momento e que aspetos do seu pensamento ainda perduram?]
[1.7] qualquer coisa para comunicar
edição e difusão
[antónio aragão organizou e dinamizou publicações coletivas, exposições, debates e intervenções: que marcas deixou a sua ação comunicativa?]
[1.8] um certo convívio social e humano
correspondência e rede
[antónio aragão envolveu-se na arte por correio e correspondeu-se com agentes da cultura e das artes do seu tempo: que rasto dessas interlocuções identificamos?]
[1.9] atitude gostosamente polémica
intervenção e movimento(s)
[antónio aragão era um provocador e agitador de ideias: que nos ensina o seu espírito crítico sobre a importância de desviar (d)as normas?]
[1.10] inter-acção: acto-mútuo de concordância criativa
diálogo e comunicação
[antónio aragão escreveu a várias mãos com outros e influenciou artistas e poetas: quem se declara e se apresenta?]
Comissão Científica
Diogo Marques (Universidade de Coimbra)
Duarte Manuel Freitas (Universidade Autónoma de Lisboa)
Eunice Ribeiro (Universidade do Minho)
Inês Cardoso (Universidade do Porto)
Isabel Santa Clara (Universidade da Madeira)
Manuel Portela (Universidade de Coimbra)
Rogério Barbosa da Silva (CEFET-MG, Brasil)
Rosa Maria Martelo (Universidade do Porto)
Rui Carita (Universidade da Madeira)
Sara Lacerda Campino (Universidade Nova de Lisboa)
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