12 dezembro 2022
Diário de Notícias Madeira (12 Dezembro 2022): "Revista 'Translocal' dedicada a António Aragão"
11 dezembro 2022
Câmara Municipal do Funchal e Universidade da Madeira lançam Revista Translocal inteiramente dedicada a António Aragão
08 dezembro 2022
Diário de Notícias Madeira (4 Dezembro 2022): "António Aragão em destaque na revista Translocal"
30 novembro 2022
Lançamento da Revista Translocal inteiramente dedicada a António Aragão, publicação da Câmara Municipal do Funchal e da Universidade da Madeira
22 novembro 2022
Câmara Municipal do Funchal e Universidade da Madeira lançam Revista Translocal inteiramente dedicada a António Aragão
No âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de António Aragão, a Câmara Municipal do Funchal e a Universidade da Madeira agendaram o lançamento da Revista Translocal inteiramente dedicada a António Aragão para o dia 10 de Dezembro de 2022 às 17 horas, em sessão solene que terá lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias, na cidade do Funchal. Este importante número da Translocal, revista publicada conjuntamente por aquelas duas entidades, reúne numerosos estudos, ensaios e depoimentos sobre a vida e obra de António Aragão, personalidade maior das Artes e da Cultura da Madeira e de Portugal, e contou com a coordenação dos Professores Rui Torres, Bruno Ministro e Ana Salgueiro.
29 setembro 2022
Presidente da Região Autónoma da Madeira: António Aragão colocou a Madeira na vanguarda das Artes e da Cultura
05 agosto 2022
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia adquire Archivo Lafuente que integra Obras de António Aragão
Archivo Lafuente, que integra Obras de António Aragão, adquirido pelo Estado Espanhol por cerca de 30 milhões de euros
O Estado Espanhol concluiu a celebração do contrato de aquisição do Archivo Lafuente de modo a este ser integrado no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Pelo preço de compra de cerca de 30 milhões de euros, esta importante colecção de Arte Contemporânea estará a partir de agora disponível aos visitantes deste museu ibérico. Destacando a especial profunda relevância da Poesia Experimental no movimento artístico contemporâneo da Europa e da América, o Archivo Lafuente integra também Poemas Experimentais de António Aragão, dado António Aragão ser o mais importante pioneiro da Poesia Experimental Portuguesa e um dos maiores nomes da Cultura e da Arte Contemporânea em Portugal.
16 julho 2022
António Aragão relembrado em Braga
31 maio 2022
Governo da Madeira recebe prémio APOM 2022 pelas Comemorações do Centenário do Nascimento de António Aragão
O Governo da Região Autónoma da Madeira, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, recebeu no final de Maio de 2022, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, o Prémio APOM 2022, na categoria "Parceria", pelas Comemorações do Centenário do Nascimento de António Aragão. Foi sem dúvida alguma um prémio muito merecido para todos os organizadores, tendo Marcos Aragão Correia, único filho e herdeiro de António Aragão, já manifestado o seu agradecimento público a todos os intervenientes em texto publicado aqui:
https://www.aragao.org/2021/11/comemoracoes-do-centenario-do.html
Para a notícia sobre o Prémio divulgada pela RTP - Rádio e Televisão de Portugal, ver aqui:
16 maio 2022
Diário de Notícias Madeira: "'António Aragão Os olhos que escutam o Mundo' é um livro único no panorama da banda desenhada portuguesa"
Diário de Notícias Madeira
13 de Maio de 2022
A Quinta Magnólia acolheu, esta tarde, a apresentação do livro ‘Os olhos que escutam o Mundo’, uma obra biográfica, em formato de banda desenhada, de António Aragão, figura incontornável da história e cultura madeirense, e que foi elaborada por cinco criadores regionais: Alexandra Esteireiro, Paola Rivas, Francisco Branco, Válter de Sousa e Roberto Macedo Alves. O livro surgiu como um desafio apresentado pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, no âmbito das celebrações do centenário do nascimento de António Aragão que foram promovidas ao longo de 2021.
“É uma expressão diferente de elogiar, neste caso, através da banda desenhada, que não é muito usual ser utilizada para este tipo de celebração, mas que nos pareceu ser adequado pela diversidade e singularidade de Aragão”, explicou Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, acrescentando que o escritor ficaria orgulhoso do resultado desta obra. "Penso que a irreverência que o caracterizou e a vontade que ele tinha sempre de descobrir e fazer diferente associada à juventude, que existe nesta criação e de fazer diferente, seria logo um motivo de grande alegria para ele, por isso, acho que é um contributo que fará dele um homem feliz neste momento”, destacou.
Por sua vez, Roberto Macedo Alves, coordenador e um dos cinco autores do projecto, enalteceu as características do livro. "É uma obra única no panorama da banda desenhada portuguesa e é uma forma apelativa e acessível de apresentar a vida e obra de António Aragão, sendo um livro adequado a leitores de todas as idades", frisou, explicando que os autores procuraram representar as diversas facetas do escritor português. "Cada Aragão é criado por cada desenhador, que foram responsáveis por cada uma faceta específica, e há páginas em que temos os cinco autores a participar, o que é bastante interessante", referiu.
in Diário de Notícias Madeira, 13 de Maio de 2022.